Estádio Mário Filho (Maracanã)

MaracanãMaracanã:: O símbolo maior do futebol mundial, é um passeio inesquecível. A arquitetura privilegiada dá ao estádio um charme todo especial. Durante o passeio, toda a história do Maracanã é contada através dos anos, de 1950 até hoje, detalhando os fatos acontecidos no período.
O passeio pelo Estádio começa já na entrada, pela calçada da fama. Lá estão eternizados 91 pares dos pés dos maiores craques do futebol mundial entre eles: o Rei Pelé, Zico, Garrincha, Rivelino, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Romerito, Figueroa, Ronaldo Fenômeno, Roberto Dinamite, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson e agora a melhor jogadora do mundo de futebol feminino em 2006, eleita pela Fifa, e campeã dos XV Jogos Pan-Americanos, Marta - a única mulher a fazer parte da calçada da fama.
Em seguida, no hall dos elevadores, o visitante se depara com painéis ilustrativos e auto-explicativos que contam a história do futebol. Há fotos da construção do Maracanã, dos principais jogos e campeonatos e também das cinco copas conquistadas pelo Brasil. O visitante também passará por murais que homenageiam os quatro maiores times cariocas: Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense. Há também referência aos shows culturais que marcaram para sempre a história do Maracanã, como o do cantor Frank Sinatra, que foi o maior de toda a história do estádio e também de público do cantor americano; Paul McCartney, Madonna, Ivete Sangalo e Xuxa, entre outros.
No 6º andar uma visão panorâmica do Maracanã: todas as arquibancadas, cadeiras, tribunas e gramado. O passeio continua até a tribuna de honra, onde é visitada também a parte interna. As cadeiras ocupadas pelo Papa João II e pela Rainha Elizabeth, quando lá estiveram, estão expostas.
No térreo, o turista entrará numa espécie de túnel do tempo com murais e sons que imitam o barulho da torcida. Ele tem acesso aos vestiários utilizados pelos jogadores, bem como à sala de aquecimento, com gramado sintético e baliza. É neste espaço que os jogadores antes de entrarem em campo se aquecem. Vale ressaltar que a sala é climatizada exatamente conforme a temperatura que os jogadores encontrarão no campo. Nesta sala, o turista poderá testar as suas habilidades como craque de futebol: uma pessoa, caracterizada como juiz, comandará a batida de um pênalti. É um show!
E a grande sensação fica quando os visitantes entram no campo. A imensidão do Maracanã comove a todos. Na beira do gramado ou campo sagrado, como é conhecido, o turista contempla não só a beleza da arquitetura, mas também as habilidades de Márcio Pereira da Silva, um carioca de 41 anos que já se tornou lenda no Maracanã. Vestido com o uniforme da seleção brasileira, ele faz malabarismos com bolas de diversos tipos e tamanhos.

Local: Estádio Mário Filho (Maracanã).
Endereço: Rua Prof. Eurico Rabelo, s/nº - Portões 15 ou 18.
Bairro: Maracanã.
Tel.: (21) 2334-1705 e (21) 2334-1685.
Horário: diariamente, das 9:30 às 17:00 (em dias de jogos encerra visitação 5 horas antes).
Preço: R$ 20,00 Inteira e R$ 10,00 Meia (estudante e morador do Rio de Janeiro com comprovante de residência).
Duração: mínimo de 40 min.

. Dica: O Centro de Visitação dispõe de 17 universitários bilíngües para a visita guiada, que acontece a cada 20 minutos.

. Informações Adicionais
Por mês, visitam o Maracanã uma média de 10.666 pessoas. Este número aumenta consideravelmente durante a alta temporada, que vai de novembro até o final fevereiro, e no mês de julho também. O total de visitantes em 2008 foi de 128.000.

Site Suderj\Maracanã


Este site tem o intuito meramente informativo, não se responsabilizando por mudanças de preços, horários, lugares e datas do conteúdo. As informações são fornecidas pelos organizadores dos eventos e algumas vezes sujeitas às condições meteorológicas. É, portanto, recomendável consulta prévia por telefone ou email para fins de confirmação do evento.